i

              Causa merita

 

Soon.../brevemente English

 

hist

 

historia
enigmas
descobrimentos
colombo
navios,

navios,

navios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descobrimentos   

neste site


1ª Fase do período de Descobertas 1415 - 1470                   Introdução - 2ªFase - 3ª Fase - 4ªFase

 

Resumo

Considera-se que o início da expansão portuguesa se deu no ano 1415, quando João I, reunindo 250 navios e 12 000 homens, conquistou Ceuta em África. No entanto, antes dessa data aconteceram investidas portuguesas no Atlântico, tendo chegado às Canárias em 1336. Em 1353 é assinado o Tratado de Windsor com a Inglaterra para que os pescadores portugueses pudessem pescar nas costas inglesas. Em 1370 é criada a Bolsa de Seguros Marítimos e em 1387 há notícia do estabelecimento de mercadores do Algarve em Bruges.

As motivações de Portugal para iniciar explorações Atlânticas foram de vários caracteres. Portugal sempre pressionado por Castela, teve que se virar para o Atlântico de forma a desenvolver-se e até superiorizar-se à rival de sempre. O intento de continuar a propagar fé cristã para lá dos "Algarves" e a vantagem económica da sua ocupação, assim como o comercio com os povos africanos, levou Portugal a tentar ocupar as principais praças africanas na costa noroeste. No entanto, após a conquista de Ceuta, só em 1458 seria conquistada outra praça africana. Nesse intervalo foi dado privilégio à exploração da costa africana. São colonizadas os arquipélagos dos Açores e da Madeira. O grande feiro desta fase foi a passagem do Cabo Bojador (o chamado fim do mundo), em 1424 pelo navegador Gil Eanes. A partir daqui é contínua a exploração da costa africana, construídos entrepostos comerciais e edificação de algumas fortalezas. É criada a Caravela Portuguesa, uma embarcação ideal para a exploração costeira e a navegação contra ventos desfavoráveis. Uma das técnicas mais vantajosas foi a descoberta da "volta da mina", que consistia num regresso a Portugal desde a costa da Mina, entrando no oceano Atlântico, atingindo quase o mar dos sargaços, e realizando depois a viagem para leste. Neste período o Infante D. Henrique recebe do papa a Romanus Pontifex, em que os Portugueses adquirem todos os direitos das terras conquistadas. Em 1460 morre o Infante D. Henrique, o grande estratega das descobertas. Portugal tinha atingido a Libéria e o arquipélago de Cabo Verde e conquistado, além de Ceuta, Alcácer-Ceguer/El Qsar es Seghir (Marrocos) . O rei D. Afonso, em 1469, entrega as descobertas, por cinco anos, a um mercador da cidade de Lisboa, Fernão Gomes, com a condição deste, descobrir 100 léguas por ano.

 

 

 

 

 

Cronologia de acontecimentos 1ª Fase do período de Descobertas

 

1412: Primeiras expedições ao litoral africano e ilhas Canárias ordenadas pelo Infante D. Henrique.(1)

 

1415: Conquista de Ceuta (Marrocos). Uma esquadra portuguesa de 250 navios com 12.000 homens toma de assalto a cidade de Ceuta.(2)

 

1418 - Redescobrimento do arquipélago da Madeira por João Gonçalves Zarco e Tristão vaz Teixeira.(3)

 

1427: Descoberta dos Açores (EM), possivelmente no regresso de uma viagem pelo mar largo, o piloto Diogo de Silves desembarca em Santa Maria, cuja colonização e povoamento se inicia em 1431 por Gonçalo Velho Cabral.(4)

 

1434: Passagem do Cabo Bojador (EM). Considerado na época como o limite dos mares navegáveis, este famoso promontório é ultrapassado pelo navegador português Gil Eanes.(5)

 

1435: Gil Eanes e Afonso Gonçalves Baldaia descobriram a Angra dos Ruivos (Mauritânia). (EMn).(6) 

 

1437: Desastre de Tânger. Uma tentativa dos portugueses para alargar o seu domínio em Marrocos com a conquista desta praça, redunda em grave derrota militar.

 

 

1ª Fase - Exploração e ocupação da Costa Africana.

 

 

1441: Nuno Tristão e Gonçalo Afonso atingem o Cabo Branco (Mauritânia) (EMn).(7)

 

1443: Nuno Tristão penetra no Golfo de Arguim (Mauritânia) (EMn). Construção da Feitoria em 1455, foi ocupada pelos Holandeses em 1633.(8)

 

1444: Dinis Dias chega ao Cabo Verde (Mauritânia) (EMn).(9)

 

1445: Álvaro Fernandes passou para sul do Cabo Verde e chegou ao Cabo dos Mastros.

 

1446: Álvaro Fernandes chegou à parte norte da actual Guiné-Bissau (EMn).(10)

 

1448: Neste ano parece ter-se realizado uma expedição ao Atlântico Ocidental conforme o demonstra uma carta da época de André Bianco (EM desde Vikings, EM se América Central).(11)

 

1452: Descoberta das ilhas das Flores e do Corvo pelo navegador português Diogo de Teive (EM).(12)

 

Ilha de Gorée (Senegal) - Navegadores portugueses, os primeiros europeus a atingir a região, fundaram um povoado em Gorée, uma pequena ilha em frente a Dacar.

 

Ziguinchor é uma cidade do Senegal, capital da região com o mesmo nome. Localiza-se no sul do país na região denominada Casamança. Foi fundada pelos portugueses em 1645, tendo sido cedida à França em 1888. Seu nome advém de "Cheguei e choram".

 

1458: Descoberta das primeiras ilhas do arquipélago de Cabo Verde (EM) pelo navegador Diogo Gomes e Luís Cadamosto, um veneziano ao serviço do Infante. Colonização em 1462 (1462- 1975)(13)

 

1458 - Conquista de Alcácer-Ceguer/El Qsar es Seghir (Marrocos) (1458-1550) (14)

 

1460 - Serra Leoa - Descoberta pelo navegador português Pedro de Sintra

 

1461 - O navegador português Pedro de Sintra atingiu o norte da actual costa da Libéria

 

 

1462 - Tânger (1471-1662) é abandonada pelos muçulmanos e ocupada pelas tropas portuguesas. Cedida à Inglaterra em 1662.(16)

 

1470 - Um grupo de portugueses desembarcou e começou a negociar com o Rei de "Elmina" - Onde futuramente construiriam o Castelo de São Jorge da Mina. (Gana).(17)

 

 

Topo - Introdução - 2ªFase - 3ª Fase - 4ªFase

 

 

 

   

 

história de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas,

historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas,